METODOLOGIA
Pedro Demo apresenta uma tese que ele defende: necessidade de conceituar o que é ciência.. para ele é necessário a ciência é uma construção histórica, uma realidade humana e denota a ideia de processo em constante transformação.
Com isso, nota-se a construção histórica onde denota a ideia de que com o passar dos anos e o transcorrer das eras muda a concepção sobre aquilo que é ou não ciência. O que era considerado cientifico na idade media ou no sec XIX não é mais considerado cientifico nos dias atuais.
A realidade humana denota a ideia de que a atividade cientifica é influenciada pelos conflitos que ocorrem em qualquer sociedade complexa. Conflitos econômicos,ideológicos,religiosos ou mesmo jurídicos exercem influencia sobre atividade cientifica. Ex: pesquisa com células tronco embrionárias.
Já o processo em constante transformação se baseia no conceito de processo que traduz a característica de uma realidade sempre volúvel, mutável, nunca acabada.
É uma atividade relacionada a pesquisa e produção do conhecimento,é comumente desenvolvida em universidades,centros e núcleos de estudo.Deve submeter-se a alguns rigores de comportamento e apresenta critérios internos e externos de cientificidade.
Rigores de Comportamento:
Evitar a credulidade
Assumir papel distanciado
Citar autores
Usar uma linguagem comum ao meio
Definir termos de forma mais precisa possível
Empregar técnicas complexas
Critérios internos e externos
Internos:
Coerencia
Consistencia
Originalidade
Profundidade
Objetivacao -> Rigor metodológico que consiste na capacidade do pesquisador em ater-se ao objeto de pesquisa evitando assim o contagio ideológico.
Externos:
Intersubjetividade -> Consiste na opniao externa que a comunidade jurídica possui sobre o tema da sua pesquisa. A pesquisa não precisa submeter-se a essa visão mas devera conhece-la para estabelecer o dialogo de ideias.
PROJETO DE PESQUISA
A pesquisa é antes de tudo a