Biotecnologia
O uso da biotecnologia permitiu uma grande melhora na qualidade de vida do ser humano. Ela permitiu que fosse feito diagnostico e cura de doenças que na antiguidade eram consideradas fatais, produção de medicamentos e redução do custo do medicamento, transplantes entre outros. O melhoramento genético utilizado através da biotecnologia e muito promissora e rápida pois essa técnica vai permitir a elevação mundial de alimentos, pois vai reduzir as perdas na colheita decorrente de pragas e doenças.
Benefícios, limitações e aspectos éticos
Muito do que comemos e utilizamos como medicamentos são obras da biotecnologia. Segundo a Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU, biotecnologia significa “qualquer aplicação tecnológica que use sistemas biológicos, organismos vivos ou derivados destes, para fazer ou modificar produtos ou processos para usos específicos.”
Na agricultura, é utilizada em grande escala à produção de organismo transgênicos: adição de um gene que codifica uma característica de interesse no genoma de outra planta. Este gene pode ser de um fungo, uma bactéria e até de outra planta.
Podemos citar como produtos obtidos através da biotecnologia:
Agricultura
- Mudas de plantas, plantas transgênicas, adubos e pesticidas;
Alimentação
- Cerveja, vinho, pães e queijos
Indústria
- Metais, enzimas, biosensores, biogás, ácidos, etc.
Medicamentos
- Insulina, hormônio de crescimento e outros hormônios, antibióticos e vacinas.
Meio ambiente
- Purificação da água, tratamento do esgoto e do lixo.
O quê resultaria no cruzamento de um humano e um rato? Não, não é nenhuma adivinhação ou piada, na realidade é uma experiência feita por uma equipe de pesquisadores, conduzida pelo biólogo molecular Irving Weissman da Universidade de Stanford.
Os cientistas injetaram células de cérebro humano em fetos de ratos criando uma cepa destes animais com aproximadamente 1% por cento de células humanas.
Weissman considera continuar o