Biotecnologia.
Escola: EE Professora Teruko Ueda Yamaguti.
Professora: Vincenzina.
Biotecnologia
SUMÁRIO...
1... Introdução
2... Manipulação do DNA.
3... Organismos geneticamente modificados (OGM).
4... Vantagens e Desvantagens.
5... Conclusão.
6... Bibliografia.
Gráficos da biotecnologia no Brasil.
1. Trabalho apresentado á disciplina de Biologia com o tema sobre Biotecnologia.
A Biotecnologia pode definir-se como a integração das ciências naturais e da engenharia para a utilização de organismos vivos, células, componentes celulares ou metabólicos com o objetivo de produzir, de forma sustentada, bens e serviços úteis ao homem.
A Biotecnologia pretende ser uma atividade sustentável, porque os componentes vivos dos processos utilizados se podem reproduzir e porque os processos biotecnológicos se desenvolvem a temperatura e a valores de acidez semelhantes aos que existe no ambiente, o que reduz a necessidade de utilização de energias não renováveis para capitalizar as reações químicas que dão origem aos diferentes produtos.
2. O ácido desoxirribonucléico ou DNA é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e alguns vírus, e que transmitem as características hereditárias de cada ser vivo.
Atualmente, uma série de novas técnicas permite ao pesquisador a análise detalhada da estrutura molecular do DNA e, por consequencia, do material genético de um ser vivo. Esta análise permite, por sua vez, o isolamento e a amplificação de um segmento de DNA, o seu sequenciamento, identificação e manipulação. A manipulação consiste em retirar os genes de uma cadeia de DNA, introduzindo no seu lugar novos genes. Uma pequena percentagem introduz-se no DNA e a partir daqui dá origem a um novo organismo geneticamente modificado, que irá reproduzir as características adquiridas.
O Projeto