BIOTECNOLOGIA
Biotecnologia é o conjunto de conhecimentos que permite a utilização de agentes biológicos (organismos, células, organelas, moléculas) para obter bens ou assegurar serviços.
Abrange diferentes áreas do conhecimento que incluem a ciência básica (Biologia Molecular, Microbiologia, Biologia celular, Genética, Genômica, Embriologia etc.), a ciência aplicada (Técnicas imunológicas, químicas e bioquímicas) e outras tecnologias (Informática, Robótica e Controle de processos).
A Engenharia Genética ocupa um lugar de destaque como tecnologia inovadora, seja porque permite substituir métodos tradicionais de produção (Hormônio de crescimento, Insulina), seja porque permite obter produtos inteiramente novos (Organismos transgênicos).
A Biotecnologia transforma nossa vida cotidiana. O seu impacto atinge vários setores produtivos, oferecendo novas oportunidades de emprego e inversões.
Hoje contamos com plantas resistentes a doenças, plásticos biodegradáveis, detergentes mais eficientes, biocombustíveis, processos industriais e agrícolas menos poluentes, métodos de biorremediação do meio ambiente e centenas de testes diagnósticos e novos medicamentos.
BIOTECNOLOGIA E A QUÍMICA
A Biotecnologia e a Química têm desempenhado um papel primordial em fornecer soluções para vencer os desafios que a humanidade atualmente enfrenta.
Os recursos materiais e energéticos têm que ser mais bem geridos, enquanto os resíduos e o nível de poluição têm que ser reduzidos. Significa isto que todas as componentes de um processo devem ser concebidas e projetadas de modo a reduzir os impactos ambientais negativos, tendo em conta os ciclos de vida dos produtos e dos processos. Neste contexto, a Biotecnologia moderna apresenta-se como uma alternativa para o desenvolvimento de tecnologias mais limpas e de processos sustentáveis, estando, ainda que lentamente, a percorrer caminhos de penetração nos processos industriais existentes.