Biotecnologia nas indústrias.
A biotecnologia branca é aquela aplicada à indústria e processos industriais, é dizer, a aplicação das ferramentas da natureza à indústria. Esta categoria é muito ampla e engloba muitos sectores industriais, incluindo o sector químico, alimentos, medioambiente, energia, etc. Inclui também à biotecnologia ambiental: aplicação da biotecnologia na conservação do meio ambiente.
Este tipo de atividade está buscando substituir às tecnologias poluentes por outras mais limpas ou amigavéis com o ambiente. Basicamente, emprega organismos vivos e enzimas para obter produtos maisfáceis de degradar, e que requeiram menos energia e gerem menos refugos durante a sua produção. A biotecnologia branca poderá desempenhar um papel vital ao promover processos industriais mais limpos, por exemplo, reduzindo a poluição e o consumo de matérias-primas.
A biotecnologia industrial é uma área em rápido desenvolvimento, que está sendo chamada de terceira onda da biotecnologia. “Depois das aplicações farmacêuticas e agrícolas da biotecnologia, também chamadas de biotecnologias “vermelhas” e verdes”, surge agora à biotecnologia “branca”, com um grande potencial para o futuro.
Quando desenvolvida o seu potencial pleno, a biotecnologia industrial poderá ter um impacto maior sobre o mundo do que abiotecnologia da saúde humana ou da agricultura. Ela oferece à indústria uma forma de reduzir custos e criar novos mercados, ao mesmo tempo em que protege o meio ambiente.
Produtos da biotecnologia e suas aplicações
Accellerase
Enzimas biomassa Accellerase ® são projetados especificamente para uso nas indústrias de biorrefinaria lignocelulósicos produzindo combustíveis renováveis e produtos químicos. A mais recente adição ao nosso portfólio , Accellerase ® TRIO ™ é um complexo enzimático otimizado para hidrolisar eficientemente biomassa lignocelulósica em monossacarídeos fermentáveis , permitindo ainda a comercialização de biorrefinarias