Biologia
É o uso de métodos científicos com organismos para produzir novos produtos ou novas formas de organismos. Resumindo, a biotecnologia é a ciência que estuda a engenharia genética dos alimentos.
A palavra BIOTECNOLOGIA é formada por três palavras gregas:
BIO = vida
TECNOS= prática em ciência
LOGOS = conhecimento
História da Biotecnologia A história da biotecnologia se encontra desde a antiguidade, século XX, na produção de pães e bebidas fermentadas, num processo artesanal. Porém hoje em dia, a biotecnologia utiliza técnicas e matérias de última geração, onde muitas técnicas foram desenvolvidas em várias áreas, abrangendo a agricultura, a medicina, as indústrias farmacêutica e têxtil, e entre outros.
A Biotecnologia também utiliza o DNA recombinante, que é uma forma de DNA artificial que é criada pela combinação de dois ou mais sequencias que não ocorreriam normalmente juntos.
Depois dos anos 70, cientistas americanos concentraram suas atenções nas pesquisas com o DNA e isso foi possível criar os organismos geneticamente modificados (OGM’s), conhecidos também como transgênicos, depois disso foi possível evoluir as técnicas para a criação de medicamentos, hormônios, plantas modificadas, entre outros.
Por meio de pesquisas, os cientistas usam a biotecnologia e a modificação de genes para transformar um alimento convencional em outro mais tolerante aos herbicidas (produto químico utilizado na agricultura para o controle de ervas) ou ajudar no combate de doenças.
A Biotecnologia engloba conhecimentos das áreas de microbiologia, genética, bioquímica, biologia molecular, química e informática. A introdução da informática ajudou na evolução das técnicas permitindo a automação, trazendo benefícios a todos.
Muito do que comemos e utilizamos como medicamentos são obras da biotecnologia. Na agricultura, é utilizada em grande escala a produção de organismos transgênicos.
Produtos obtidos através da Biotecnologia:
Agricultura: mudas