Biotecnologia na saude
Introdução:
A biotecnologia moderna trabalha com partes de organismos (células e moléculas),frequentemente modificando-as com técnicas de engenharia genética, em contraposição à biotecnologia clássica, que utiliza organismos vivos em sua forma original e melhoramento genético tradicional.
A saúde pode ser considerada a área onde a biotecnologia participa com mais efetividade, em função do modo como os avanços nesse ramo contribui para o combate às mais diversas doenças, bem como sua prevenção. Isso se dá pela utilização de técnicas e medicamentos obtidos através do desenvolvimento biotecnológico, que atrela a tecnologia ao funcionamento dos organismos vivos.
As potencialidades de aplicação da biotecnologia no campo da saúde são muitas e têm atraído o interesse não apenas de cientistas, mas também da indústria, de investidores privados e dos gestores de políticas públicas em todo o mundo.
O foco deste trabalho é a biotecnologia aplicada à saúde humana. Para esse propósito, a definição de indústria farmacêutica adotada não se restringe ao desenvolvimento e à produção de fármacos e medicamentos, mas engloba também outros segmentos nos quais atuam grandes empresas farmacêuticas, tais como o desenvolvimento e a produção de vacinas e reagentes para diagnóstico, além de novas formas terapêuticas, como a terapia celular e a terapia gênica. * A Biotecnologia aliada ao tratamento de doenças
Nos dias atuais, enfrentamos uma incessante busca para a cura definitiva de doenças como a Aids, o câncer etc. Muitas drogas podem ser facilmente geradas através da clonagem dos genes relacionados aos humanos ao animais, introduzindo plasmídeos nas bactérias que causam a doença. Este processo é muito mais econômico. Um grande exemplo é a Insulina que pode ser usada no tratamento de diabetes de tipo 1, diabete tipo 2 quando a medicação própria for recusada pelo organismo e na diabete gestacional quando a dieta não é suficiente para o controle da doença. A