As faces da ética: ética, saúde e biotecnologia
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO BAIXO TOCANTINS
FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA (FACET)
CURSO: ENGENHARIA INDUSTRIAL 2011
DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO INDUSTRIAL
DOCENTE: FARID EID
DISCENTES:
ANA CÉLIA SOUSA DA SILVA
ELMA LUCIANA CORRÊA DE SOUZA
WALDECI BATISTA LISBOA JÚNIOR
SAMUEL POSSIDÔNIO MONTEIRO COSTA
RESENHA:
AS FACES DA ÉTICA
ÉTICA, SAÚDE E BIOTECNOLOGIA
OUTUBRO 2011
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
MIRANDA, Danilo Santos de. Ética e cultura.
Introdução
Segundo o dicionário brasileiro Globo, ética é a ciência da moral. O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). E dado como é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade, serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social. E também a palavra Ética representa algo que tem inúmeras significações. É um vocábulo que permite ser interpretado de acordo com a cultura da região na qual é invocada.
A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos. Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Neste sentido, podemos citar: ética médica, ética de trabalho, ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política, etc.
Objetivos
Fornecer informações e as ferramentas necessárias para nosso processo de formação que é contínuo. Desenvolver nosso instinto investigativo para questões polêmica como ética, justiça, direitos humanos, biodireitos e bioética na