Biosseguran a Microbiologia
CURSO DE NUTRIÇÃO
DISC. MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS
PROF: SILVIO CARVALHO MARINHO
AULA PRÁTICA: NORMAS DE SEGURANÇA NO LABORATÓRIO
Atualmente, a BIOSSEGURANÇA tem sido definida no meio acadêmico, científico e tecnológico como um conjunto de medidas para a segurança, minimização e controle de riscos nas atividades de trabalho biotecnológico das diversas áreas das ciências da saúde e biológicas. As atividades e estudos não mais se restringem às discussões, considerações e controle da tecnologia dos transgênicos e aos organismos geneticamente modificados, mas visam o controle dos métodos de segurança para evitar riscos de acidentes químicos, físicos, microbiológicos e ecológicos para o trabalhador (profissional técnico e de apoio), cliente, paciente e cidadão, buscando a preservação do meio ambiente e melhor qualidade de vida.
O profissional deve considerar-se responsável pela boa conduta técnica para proteger e promover a saúde.
Um laboratório pode ser utilizado, principalmente, de três formas:
1) Para oferecer o treinamento adequado nas técnicas laboratoriais;
2) Para comprovar fenômenos e demonstrar assuntos previamente explanados aos profissionais em processo de formação;
3) Para a realização de pesquisas e o desenvolvimento de novos produtos.
Como qualquer organização social complexa, os laboratórios de pesquisa e desenvolvimento têm suas normas específicas, dependendo das atividades desenvolvidas e é preciso que o profissional esteja preparado para desenvolver suas atividades nesses ambientes, de maneira segura e eficiente.
Toda e qualquer atividade realizada no ambiente de laboratórios exige cuidados reforçados. Dependendo das atividades que são desenvolvidos neles, são incontáveis os riscos de acidentes podem ocorrer nesses ambientes (geralmente causados por exposição a agentes tóxicos e/ou corrosivos, queimaduras, lesões, incêndios e explosões, radiações ionizantes e agentes biológicos patogênicos).
Para a proteção geral das