TRABALHO ENCHENTES E EROS O CONTE DO
Em nosso cotidiano nos deparamos constantemente com várias catástrofes por todo o mundo. Levando em consideração a um dos grandes fatores que fazem muitas pessoas sofrerem, é que realizamos este trabalho de pesquisa sobre enchentes e erosão. Esses dois grandes fenômenos contribuem significativamente com o desenvolvimento e também aos problemas sociais, econômicos e patrimoniais por todo o mundo.
Neste trabalho iremos destacar de forma enfatizada sobre nossa região (Alto
Vale do Itajaí – SC), onde a mesma sofre muito principalmente com as cheias e conseqüentemente as erosões.
É importante compreender que as enchentes dos rios são fenômenos naturais, que ocorrem com freqüência variável e muitas vezes inesperada. Em muitas situações, o leito maior do rio é ocupado (principalmente em locais onde as enchentes demoram a acontecer novamente), fazendo com que a enchente do rio se transforme em inundação, com perdas humanas e patrimoniais. A enchente é um fenômeno natural, ao passo que a inundação é o resultado da ocupação de áreas que pertencem ao rio e desrespeito aos ciclos naturais dos ambientes aquáticos, mesmo que a inundação se dê de forma pouco freqüente e esporádica.
No Brasil com o avanço econômico obteve-se crescimento das grandes cidades, tendo uma grande e constante exploração na natureza. Com o desenvolvimento das organizações e muitas vezes sem planejamentos gerou grandes prejuízos ao meio ambiente causando a erosão, que nada mais é um fenômeno natural causado pelas chuvas, ventos, águas dos rios entre outros, essas partículas que compõem o solo são deslocadas do seu local de origem, sendo transportadas paras as áreas mais baixas do terreno.
Conceitos, causas, problemas e soluções serão destaques em nossa pesquisa para que haja uma maior compreensão.
4
2. O VALE DO ITAJAÍ
A bacia hidrográfica do Rio Itajaí-Açu, também denominada Vale do Itajaí, abrange
15.000 km2 do Estado de Santa Catarina, onde estão localizadas 52 cidades, com