Nanofios
MANAUS-2015
NANOFIOS
Definição São pequenos fios cujos raios são menores que 100 nm (um nanômetro é igual à bilionésima parte de um metro) e têm comprimento da ordem de alguns micrômetros (um micrômetro é igual à milionésima parte de um metro). Ou seja, no diâmetro de um cabelo humano podemos acomodar alguns milhares de nanofios. Possuem uma estrutura que tem uma incrível proporção comprimento-largura. Os nanofios podem ser incrivelmente finos, é possível criar um nanofio do diâmetro de apenas um nanômetro, mas os cientistas e engenheiros tendem a trabalhar com nanofios que ficam entre 30 e 60 nanômetros de largura.
Figura 1. Nanofios de Óxido de Zinco (ZnO)
Dependendo do material de que for feito, um nanofio pode ter as propriedades de um isolante, de um semicondutor ou de um metal. Isolantes não conduzem carga elétrica, ao passo em que metais conduzem cargas elétricas muito bem. Os semicondutores ficam entre os dois, conduzindo carga sob as condições adequadas. Os nanofios podem ser "cultivados" sobre metais, cerâmicas, polímeros e até mesmo sobre roupas. Algumas propriedades interessantes, e inesperadas, que os nanofios possuem são devido à sua pequena escala. Quando trabalhamos com objetos em escala nano ou menores, começamos a entrar no domínio da mecânica quântica. A mecânica quântica pode ser confusa até mesmo para especialistas no assunto, e geralmente desafia a física clássica (também conhecida como física Newtoniana). Perder no tamanho e ganhar em eficiência é um desafio permanente no mundo tecnológico. Dentro desse esforço, estudiosos se dedicam a entender as propriedades físicas dos nanofios metálicos, que constituem os chamados nanocircuitos do futuro.
Figura 2. Nanofio metálico no microscópio. Outra propriedade interessante é que alguns nanofios são condutores balísticos. Em condutores normais, os elétrons colidem com os átomos do material condutor, reduzindo a velocidade dos elétrons conforme eles se