Biossegurança
JOEL PAULO KAPPES
WILSON PERES
ESTERILIZAÇÃO, DESINFECÇÃO, PROCEDIMENTOS GERAIS DE DESCONTAMINAÇÃO E DESCONTAMINAÇÃO DE ÁREAS APÓS DERRAMENTO DE MATERIAIS BIOLÓGICOS
SÃO JOSÉ, 2013
INTRODUÇÃO
Nos dias de hoje um dos assuntos mais discutidos em muitos lugares do mundo envolvem a área da saúde em suas discussões. Notamos que em muito o interesse do povo em buscar uma qualidade de vida tem crescido pelo fato de esta mesma qualidade de vida estar indo de mau a pior de uns tempo para cá.
Neste trabalho não será encontrado nada no que diz respeito ao que devemos fazer para vivermos melhor, porém será encontrado um trabalho que concerteza faz uma diferença enorme na preservação da saúde pública.
Os métodos aplicados no combate de contaminantes químicos e biológicos serão apresentados por este presente trabalho. Bem como também às medidas de segurança para os profissionais da área e outros assuntos referentes à esta questão.
ESTERILIZAÇÃO
Esterilização é o processo de destruição ou eliminação completa de todas as formas de vida microbiana presentes: vírus, bactérias, fungos, protozoários, para um aceitável nível de segurança. O processo de esterilização pode ser físico, químico e físico-químico.
Esterilização método físico: vapor saturados/autoclaves, calor seco, raios gama/cobalto.
Esterilização métodos químicos: glutaraldeído, formaldeído, ácido peracético.
Esterilização método físico-químico: Esterilizadora a óxido de etileno (ETO), plasma de peróxido de hidrogênio, ácido peracético líquido, plasma de ácido peracético, formaldeído e vapor formadeído.
Métodos Físicos
Autoclaves
Estufa
Calor seco
A esterilização a vapor em auto claves, cujo o processo possui fases de remoção do ar, penetração do vapor e secagem. A remoção do ar diferencia os tipos de autoclaves.
As autoclaves podem ser divididas em: tipo gravitacional onde o vapor é injetado forçando a saída do ar, a fase de secagem é