Biosegurança
Ionização
Como já sabemos todas as formas de vida e natureza bruta ao nosso redor, são constituídas por milhares de moléculas que por sua vez são compostas por átomos. As radiações podem causar alterações nos átomos os transformando em íons. Um átomo se transforma em um íon quando ganha ou quando perde um elétron. Quando isso ocorre, o numero de elétrons passa a ser maior ou menor que o de prótons e o átomo, que antes era neutro por ter o numero de prótons e elétrons iguais (Z=e=p), passa a ter carga positiva ou negativa:
Cátion (+): Quando um átomo perde um de seus elétrons ele assume a carga positiva por ter mais prótons do que elétrons. Nesse caso o átomo se transforma em um íon positivo chamado de cátion.
Ânion (-): Quando um átomo ganha um de elétrons ele assume a carga negativa por ter mais elétrons do que prótons. Nesse caso o átomo se transforma em um íon negativo chamado de ânion.
Radiações não ionizantes
São ondas eletromagnéticas ou não, que não possuem energia (freqüência) suficiente para retirar elétrons de um átomo. São radiações não ionizantes: raios solares (UV), ondas sonoras, ondas de radio, microondas, luz dentre