Bioquimica
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - NEAD
5º PERIODO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
REGULAÇÃO DO METABOLISMO DOS CARBOIDRATOS E DOS LIPÍDEOS
AFRÂNIO-PE
JUNHO/2013
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - NEAD
5º PERIODO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
ALUNOS:
FRANCIASCA
RAFAEL VIEIRA
E-MAIL:
franciscapdc@gmail.com rafa-vieir@hotmail.com AFRÂNIO-PE
JUNHO/2013
INTRODUÇÃO
Nossa alimentação deve conter todos os nutrientes necessários para as funções do organismo, como crescimento e renovação de seus componentes, no entanto em quantidades consideradas ideais para cada indivíduo.
Os carboidratos são considerados nutrientes energéticos, pois têm como função o fornecimento da maior parte da energia necessária para o corpo realizar suas atividades normais como andar e trabalhar. Podem ser classificados como carboidratos simples, os que possuem uma absorção mais rápida fornecendo ao organismo uma rápida forma de energia (glicose); e os complexos, que para serem absorvidos e utilizados como fonte de energia deve ser quebrada em carboidratos simples. Os representantes desta classe de nutriente são as massas, pães, cereais, tubérculos e grãos.
Já os lipídios apesar de também fornecerem grande quantidade de energia não têm como principal função este fornecimento. As gorduras auxiliam na absorção de vitaminas lipossolúveis (A, D, E, k), fornecem saciedade ao organismo, produzem hormônios, protegem e isolam órgãos e tecidos. Existem dois tipos de lipídios, os saturados, que são produtos de origem animal (carnes, manteiga, creme de leite, requeijão) ou origem vegetal sólida (gordura vegetal hidrogenada, presente, por exemplo, em sorvetes); e os insaturados, que são mais saudáveis e são encontrados na forma líquida como os óleos de canola, soja,