suiça
Historia
Com o passar dos séculos, o país passou de uma confederação - uma aliança de entidades autônomas - a um estado federal mais centralizado. Ao longo da Idade Média, os diferentes territórios, muitas vezes trabalhando em conjunto, ganharam cada vez mais liberdade por parte do imperador, que era o governante nominal. Um marco na historia do país foi a reforma protestante e a consequente luta entre católicos e protestantes. Napoleão unificou a Suíça no início do século XIX com limites fronteiriços levemente diferentes, mas se tornou uma república moderna federal em 1848.
Início da história-Idade Média-Reforma Protestante-Estado federal-Século 20 Capital: Berna.
POPULAÇAO: 7,6 milhões de habitantes (estimativa 2012)
ECONOMIA:
Produtos Agrícolas: beterraba, batata, trigo, tomate e cevada.
Pecuária: bovinos, suínos, caprinos e aves.
Mineração: sal rochoso
Indústria: farmacêutica, produtos lácteos, relógios e máquinas.
CULTURA: faz parte da cultura suíça o teatro, o cinema, a literatura, a música e a arquitetura. É, sobretudo, marcada pela diversidade linguística, apesar das características do povo suíço serem mais homogêneas. Um dos esportes mais praticados no pais é o futebol, também é famoso o hóquei no gelo, o voleibol, o basquetebol, o handebol. A população é constituída por alemães, franceses, italianos, grisões, espanhóis, portugueses e outros.
COMIDAS TÍPICAS: a gastronomia helvética na sua maioria é à base do leite. O mocotó de cerdo, os embuchados germânicos, a Wurst, a Bumdnerfleish, e o Berner Patte são típicos da Suíça alemã, enquanto que na francesa temos a Fondue, e na italiana as pastas e minestrones.
Produtos lácteos e queijos são muito típicos e uma delícia indiscutível do país são os chocolates.
MUSICA: na Suíça não há uma musica típica. Mas dá-se grande ênfase à música folclórica que é única no mundo. Não houve um grande compositor na historia Suíça. DJ Bobo é um cantor suíço conhecido na Europa e que teve destaque na