bioquimica
CURSO: NUTRIÇÃO
ESTUDO DIRIGIDO: Metabolismo do Glicogênio
1) Definir os seguintes termos:
a) Glicogênio;
O glicogênio é um polissacarídio formado por milhares de unidades de glicose e, como todo polissacarídeo, não apresenta sabor adocicado. Dessa forma, o glicogênio é uma macromolécula que quimicamente é considerada como um polímero formado pela associação de monômeros de glicose.
b) Gliconeogênese:
Gliconeogênese ou neoglicogénese ou ainda neoglucogénese("formação de novo açúcar") é a rota pela qual é produzida glicose a partir de compostos aglicanos (não-açúcares ou não-carboidratos), sendo a maior parte deste processo realizado no fígado (principalmente sob condições de jejum) e uma menor parte no córtex dos rins. Em humanos, os principais precursores são: lactato, glicerol e aminoácidos, principalmente alanina. Exceto por três sequências específicas, as reações da gliconeogênese são inversas às da glicólise.
c) Glicogenólise: Glicogenólise é a quebra de glicogênio realizada através da retirada sucessiva de moléculas de glicose.
d) Glicogenese; corresponde ao processo de síntese de glicogênio no fígado e músculos, no qual moléculas de glicose são adicionadas à cadeia do glicogênio. Este processo é ativado pela insulina em resposta aos altos níveis de glicose sangüínea.
2) Explique quais das vias acima são ativadas ou inibidas com o jejum e desjejum.
Jejum ativa glicolise e gliconeogenese inibe glicogênese / Desjejum ativa glicogenese inibe glicogenólise e gliconeogenese.
3) Explique porque um paciente com jejum excessivo pode ter seus valores de glicemia elevados e este aumento não ser necessariamente patológico.
Com o jejum excessivo ocorrerá a gliconeosegense e a glicogenolise com a intenção do organismo obter glicose. Esses eventos promovem o aumento da glicemia no sangue.
4) Comente sobre a importância dos hormônios pancreáticos reguladores da glicemia