Behaviorismo
O behaviorismo surgiu como oposição ao funcionalismo e estruturalismo, e é uma das três principais correntes da psicologia, juntamente com a psicologia da forma (Gestalt) e psicologia analítica (psicanálise).
Esta palavra tem origem no termo behavior, que em inglês significa comportamento ou conduta.
O behaviorismo contempla o comportamento como uma forma funcional e reacional de organismos vivos. Esta corrente psicológica não aceita qualquer relação com o transcendental, com a introspecção e aspectos filosóficos, mas pretende estudar comportamentos objetivos que podem ser observados.
O Behaviorismo
(LARISSA)
2. O estudo do comportamento
O termo behaviorismo foi inaugurado pelo americano John B. Watson, em um artigo de 1913 que apresentava o título Psicologia como os behavioristas veem. O termo inglês behavior significa comportamento, daí se denominar esta tendência teórica de behaviorismo. Mas, também, usamos outros nomes para designá-la, como comportamentalismo, teoria comportamental, análise experimental do comportamento.
É importante esclarecer que o Behaviorismo, apesar de colocar o comportamento como o objeto da Psicologia, considera que “só quando se começa a relacionar os aspectos do comportamento com os do meio é que há a possibilidade de existir uma psicologia científica”.
Portanto o Behaviorismo dedicou-se ao estudo do comportamento, na relação que este mantém com o meio ambiente onde ocorre. Mas, como comportamento e meio são termos amplos demais para serem úteis para uma análise descritiva nesta ciência, os psicólogos desta tendência chegaram aos conceitos de estímulo e resposta.
Estímulo e resposta são, portanto, as unidades básicas da descrição e o ponto de partida para uma ciência de comportamento.
Ação isolada de um sujeito, mas, sim, como uma interação entre aquilo que o sujeito faz e o ambiente onde o seu “fazer” acontece. Portanto, o Behaviorismo dedica-se ao estudo das interações entre o