Componentes da Placa Mãe
Jumpers: Os Jumpers são contatos elétricos envolvidos por plástico que programam opções de funcionamento das placas mãe. Eles Também são utilizados quando precisamos desabilitar algum componente On-Board para um Off-Board.
O Slot PCI émais atual que o slot ISA e, o Slot AGP é utilizado para placas gráficas, pois ele é o Slot mais rápido da placa mãe.
Slots ISA: Os Slots ISA São utilizados por periféricos lentos de 16 bits, geralmente utilizados para placas de fabricação antiga.
Slots PCI: Os Slots PCI são utilizados por periféricos de velocidade de 32 bits como a placa de vídeo, o modem, entre outros.
Slot CNR (Communication Network Rise)
É destinado à conexão de interfaces de rede. Semelhantes ao AMR as interfaces CNR não realizam processamento de sinais digitai, ficando esta tarefa dedicada ao processador do computador.
Slot AMR:
A Sigla AMR é a abreviação de “ Audio Modem Raiser “. Este é um padrão de barramento que permite o encaixe de placas de som e modems controlados via software.
Painéis frontal e traseiro:
As portas externas são vistas aqui. A placa-mãe geralmente já vem com os conectores traseiros (saída de áudio, vídeo, USBs e todos os outros periféricos) acoplados, mas os painéis frontais (áudio e USB) precisam de ativação. Para isso, é necessário instalar pequenas placas de conexão.
Chipset
Conjunto de chips que realiza a comunicação entre o processador e os demais componentes do computador. Na maioria das placas-mãe, eles concentram as funções das placas de rede, de som, portas USB e outros dispositivos onboard. A grande maioria dos notebooks, por exemplo, utiliza chipsets também para controle de funções de vídeo.
Unidades de disco
De nada adianta um computador sem espaço para armazenamento. Por isso, os conectores SATA e PATA (também conhecido como IDE) são tão importantes. Atualmente, a grande maioria dos HDs e SSDs é criada com conexões SATA, que permite muito mais rapidez nas transferências de arquivos.