bioquimica
Crecia Virginia
Luciana Brandão
Sidney Brandão
Robert Gonçalves
Sistema Linfático
Santa Luzia
Faculdade de Santa Luzia
2012
Nayara Cristina
Crecia Virginia
Luciana Brandão
Sidney Brandão
Robert Gonçalves
Sistema Linfático
Trabalho de Anatomia (Sistema Linfático)
Professora: Daniela Bedette de Souza
1º período, Farmácia.
Santa Luzia
Faculdade de Santa Luzia
2012
Sistema linfático
Originando-se nos espaços teciduais do corpo, está um sistema vascular completamente isolado, funciona como sistema acessório para o fluxo de liquido dos espaços teciduais para a circulação. Ele é chamado de Sistema Linfático. O sistema Linfático consiste de capilares linfáticos, vasos linfáticos, ductos linfáticos e linfonodos.
É um sistema imunitário; este sistema defende o organismo contra microrganismos e moléculas estranhas, como toxinas produzidas por microrganismos invasores. Os principais órgãos do sistema linfático são: Tonsilas, baço, e o timo.
1. Composição do Sistema Linfático
É um sistema formado por vasos e órgãos linfóides e nele circula a linfa, sendo basicamente um sistema auxiliar de drenagem, ou seja, auxiliar do sistema venoso. O sistema linfático é parte do sistema circulatório; a outra parte é o sistema cardiovascular. O sistema linfático é uma vasta rede de linfáticos que estão conectados com linfonodos, pequenas massas de tecido linfático. O sistema linfático que junta, liquido do tecido excedente como linfa, também inclui órgão linfático como o baço. O liquido tecidual que entra e é transportado por um vaso linfático é a linfa. O sistema linfático consiste em:
Plexos linfáticos; redes de vasos linfáticos muito pequemo – Capilares linfáticos – que se originam nos espaços intercelulares da maioria dos tecidos;
Linfáticos; ao longo dos quais os linfonodos estão localizados;
Linfonodos; através dos quais a linfa passa no seu caminho para o sistema venoso;