bionica
Materiais
Fase I
Papelão Pinheiro
Estilete
Lixa de Madeira
Lápis
Super Bonder
Fase II
Laca Seladora
Régua
Massa Plástica + Endurecedor
Pincel
Máscara para pó
Tinta Spray
Para iniciar esta técnica é necessário que se faça previamente um molde em papel. Recorte e passe para o Papelão
(Figura 1)
Recorte cuidadosamente o papelão com o auxílio do estilete e da régua. Neste caso, o teclado da calculadora será tipo
“touch”, mas você pode fazer o teclado convencional, tanto recortando manualmente (Figura 2) como utilizar um vazador de couro no formato desejado.
Figura 2
Figura 1
Lixe cuidadosamente (Figura 3) cada parte do modelo para retirar irregularidades no papelão. Faça isso com a lixa de madeira mais grossa e dê o acabamento com a mais fina.
Figura 3
Separe as partes recortadas.
Para fazer o visor (Figura 4), é necessário que se faça uma caixinha já que existe um declive na tela do visor. Para isso você precisa ter todas as medidas reais da calculadora (altura, largura). Tendo essas informações será mais fácil obter as medidas necessárias para o visor.
Para dar mais firmeza a peça e não desmoronar ao menor esforço, é preciso fazer uma estrutura de sustentação
(Figuras 5,6,7,8 e 9) que ficará interna ao modelo. É importante firmeza principalmente nas laterais e centro, loca onde a estrutura deve ser bem reforçada.
Figura 4
Figura 5
Figura 6
Depois de montada a estrutura, cole a parte posterior. Com cuidado para que as partes fiquem iguais. Em seguida comece a colar as laterais. Figura 7
Figura 8
Figura 9
Depois de fechada, lixe para retirar a sobras nas colagens. Como a forma é reta, é ideal para lixar. Coloca a lixa em uma superfície lisa e passe o modelo suavemente a calculadora sobre ela até que todos os lados estejam iguais.
Essa fase é imprescindível para uma boa execução do modelo, pois sem o uso da Laca