Próteses biónicas
Covilhã, 21 de Janeiro de 2011
Sumário
A biónica é uma área em constante evolução. Isso deve-se à necessidade de criar novas tecnologias que liguem os domínios da física para aplicação na biologia.
Neste trabalho vamos estudar as próteses biónicas: as suas aplicações, projectos para o futuro, vantagens e desvantagens da sua utilização.
Introdução
A Biónica é um dos vários ramos da ciência que se encarrega do estudo de processos biológicos, mecânicos e electrónicos, com o objectivo de desenvolver projectos compatíveis com o meio biológico. Podemos assim considerar a Biónica como uma ligação entre a Biologia, a Física e a Mecânica, que recorre à Natureza para usar o resultado da aprendizagem na criação de novas tecnologias.
A biónica tem várias aplicações, neste trabalho vamos focar-nos na parte das próteses biónicas (mão biónica, joelho biónico, entre outras), que podem ser controladas pelo cérebro da pessoa que a está a utilizar, permitindo-lhe recuperar alguma mobilidade, aumentando assim a sua qualidade de vida.
Discussão dos Resultados
Uma importante parte da biónica é aquela que está relacionada com a Inteligência Artificial. A Inteligência Artificial é uma área de pesquisa da ciência da computação dedicada a encontrar métodos ou dispositivos computacionais que possuam ou simulem a capacidade humana de resolver problemas, pensar ou, de forma ampla, ser inteligente.
Na mão biónica cada dedo é articulado e tem um motor dedicado à flexão das suas articulações, permitindo um movimento autónomo de cada um deles. O polegar, por sua vez, reproduz com exactidão a posição oposta do polegar humano, permitindo que a mão biónica tenha as mesmas possibilidade de pegar e segurar que a mão humana. Cada motor controla todas as articulações de um dedo, por meio de um cabo de aço – um desenho inspirado nos tendões humanos. Isto permite que a mão robótica tenha