Biônica
Departamento de Engenharias e Ciência da Computação
Curso de Engenharia Elétrica
Disciplina: Computação I-
BIÔNICA
Alunos:
Diogo Zwan
Jacson Heck
Jeferson Junior
Roberto Dahmer
Sávio dos Santos
Professor: Alexandre Roque
Santo Ângelo, junho de 2013.
Biônica
A Biônica como técnica sistemática para fins científicos e práticos teve seu início na década de 40, durante a Segunda Guerra Mundial.
Em 1947, o médico e filósofo francês Georges Canguilhem apresentou a conferência "Máquina e Organismo", em que introduzia seus estudos na área de biônica. Para ele, o estudo aprofundado das estruturas dos organismos era de vital importância para desenvolvimento de máquinas eficientes.
A partir desta época formaram-se grandes laboratórios, nos países mais avançados, para pesquisar esta fonte poderosa a inesgotável de soluções que é a natureza. A Biônica é, hoje em dia, matéria eminentemente interdisciplinar, utilizada principalmente na Engenharia Aero-espacial, na Medicinade próteses a transplantes, na Cibernética, na Arquitetura a no Projeto de Produto (neste caso, também conhecido como Biodesign).
Na verdade, o homem já utilizava instintivamente esta técnica desde os primórdios da sua evolução. Certos inventos como o Machado de Pedra, servindo de extensão do ante-braço com o punho cerrado, a Canoa Monóxila que nada mais é do que um tronco flutuante escavado para acomodar pessoas ou os abrigos construídos com galhos e folhas trançadas, mostram a incrível capacidade que o homem tem de problematizar a encontrar soluções baseadas nas sugestões oferecidas pelo seu meio ambiente natural.
Foi-se o tempo em que perder uma parte do corpo significava total dependência de outras pessoas para a realização de qualquer atividade. Hoje as próteses chegaram a um nível de sofisticação capaz de superar quase todas as barreiras impostas aos deficientes físicos. Até um olho biônico está sendo