Biomassa
S
S
A
BIOM
OBSERVAÇÃO.
Biomassa é o nome dado a qualquer combustível proveniente de fonte orgânica utilizado para a geração de energia elétrica. Desta forma, podemos classificar como biomassa, o bagaço da cana-deaçúcar, a lenha, o lixo urbano ou industrial, carvão, resíduos agrícolas, biogás, etc.
BIODIESEL
As crises de abastecimento de petróleo tornam importante a utilização de derivados da biomassa, como álcool, gás de madeira, biogás e óleos vegetais, nos motores de combustão. Atualmente, o custo alto do petróleo e de outras fontes de energia, assim como as pressões pela defesa do meio ambiente, vêm transformando o biodiesel em uma grande saída para a substituição de combustíveis fósseis.
O biodiesel é um biocombustível derivado de biomassa renovável. É produzido a partir de plantas oleaginosas como mamona, dendê, algodão, soja e girassol, todas disponíveis em abundância no Brasil, ou de gordura animal. O biodiesel pode ser utilizado como alternativa de combustível para o transporte e a geração de energia elétrica.
BIOGÁS
• O que são biodigestor?
R: São equipamentos de fabricação relativamente simples, que possibilitam o reaproveitamento de detritos para gerar gás e adubo, também chamados de biogás e biofertilizantes. O biodigestor geralmente é alimentado com restos de alimentos e fezes de animais, acrescidos de água.
Dentro do aparelho, esses detritos entram em decomposição pela ação de bactérias anaeróbicas
(que não dependem de oxigênio).
Durante o processo, todo o material orgânico acaba convertido em gás metano, que é utilizado como combustível em fogões de cozinha ou geradores de energia elétrica. No caso de uma granja, por exemplo, o gás gerado pelas fezes das galinhas é usado para aquecer os ovos nas incubadoras. O resíduo sólido que sobra no biodigestor também pode ser aproveitado como fertilizante.
ÁLCOOL COMBUSTÍVEL
OU
ETANOL
A cana-de-açúcar é hoje a matéria-prima de biocombustível mais eficiente em uso no mercado.
O etanol,