citação direta e indireta
Segundo Scliar (2007), o conceito de saúde e doença depende da época, do poder econômico e social, da cultura, sendo da época da escravatura, a fuga do escravo era vista como doença mental.
Tal doença era tratada com açoite. Assim os religiosos diziam se tratar ser pecado ou maldição, era sinal de desobediência ao mandamento divino.
O enfermo era isolado, consideravam morto e rezavam missa de corpo presente, era proibidos contatos com outras pessoas, era bastante comum na idade média.
Citação direta
Segundo Scliar (2007, p. 34).
Mas a ciência continuava avançando e no final do século XIX registrou se aquilo que depois seria conhecido como a revolução pasteuriana. No laboratório de Louis Pasteur e em outros laboratórios, o microscópio, descoberto no século XVII, mas até então não muito valorizado, estava revelando a existência de microrganismos causadores de doença e possibilitando a introdução de soros e vacinas. Era uma revolução porque, pela primeira vez, fatores etiológicos até então desconhecidos estavam sendo identificados; doenças agora poderiam ser prevenidas e curadas.
Citação indireta
Segundo Scliar (2007) o desenvolvimento da mecânica influenciou as idéias de René Descartes, ele postulava um dualismo mente-corpo, o corpo funcionando como uma máquina. Mas isto 0não implicou grandes progressos na luta contra as doenças, que eram aceitas com resignação, mas tarde, os românticos não apenas aceitariam a doença. A ciência continuava avançan0do e no final do século XIX registrou-se aquilo que depois seria conhecido como a revolução pasteuriana impulsionou a chamada medicina tropical. Surgiu então a necessidade de estuda-las, prevenir- lá e curá-las.
Citação direta
Segundo Scliar (2007, p.35 e 36).
Em 1826, Louis René Villermé (1782-1863), médico, publicou um relatório analisando a mortalidade nos diferentes bairros de Paris (Tableau de l’état physique et moral des ouvriers), concluindo que era condicionada, sobretudo pelo nível de