biomassa
O homem como um ser em constante evolução, vive uma busca constante por fontes de energia diferentes cada vez mais eficazes, principalmente na sociedade atual onde o potencial de consumo está em constante crescimento. É dessa forma que o ser humano se mostra cada vez mais dependente dos recursos energéticos.
Diante de tamanha dependência é que surge a necessidade de diversificar as fontes de energia. Embora não seja a fonte mais utilizada para o fornecimento de energia da maioria dos países, pode se dizer que ela acompanha o homem desde os primórdios da humanidade, pois o homem fazia o uso da lenha como sua fonte energética desde o inicio da civilização.
A BIOMASSA, por tanto, nada mais é do que todos os recursos renováveis que derivam da matéria orgânica (animal ou vegetal), e que pode ser obtida através do processo da decomposição. A energia é gerada através da decomposição e combustão de materiais como a lenha, bagaço da cana-de-açúcar, resíduos florestais, resíduos agrícolas, casca de arroz, entra outras matérias orgânicas. Além disso, o lixo produzido pode ser reutilizado na sua produção, fazendo com que o ocorra uma diminuição na quantidade de produção e dejetos.
É um tipo de energia renovável, que garante o fornecimento de energia, além de auxiliar na diminuição da produção de CO2 na atmosfera, já que o que é produzido é também transformado em hidratos de carbono através da fotossíntese realizada pelas plantas. Pode-se dizer que a Biomassa é um aproveitamento indireto da luz Solar, já que através da fotossíntese a radiação solar é convertida em energia química.
Dessa forma, a utilização da biomassa não agride o meio ambiente, desde que seja usada de forma controlada, visto que ela não altera significativamente a composição da atmosfera. No entanto, se não houver um controle poderá gerar graves problemas, como a grande devastação das matas, solos pobres devido a perca de nutrientes, erosões e excessivas emissões de