Biomassa
Alunos: Helton Alves Ferreira Philipe Cremonini Ricimar Moreira Marques
Professor: Giovani
Vila Velha – 2014
O que é Biomassa ? Através da fotossíntese, as plantas capturam energia do sol e transformam em energia química. Esta energia pode ser convertida em eletricidade, combustível ou calor. As fontes orgânicas que são usadas para produzir energias usando este processo são chamadas de biomassa. Pode ser considerado biomassa todo recurso renovável que provêm de matéria orgânica - de origem vegetal ou animal - tendo por objetivo principal a produção de energia.
Esquema de uma usina de Biomassa
Processos de conversão da Biomassa Combustão Direta: É a transformação da energia química dos combustíveis em calor, por meio das reações dos elementos constituintes com o oxigênio fornecido. A combustão direta ocorre essencialmente em fogões, fornos e caldeiras.
Processos Termoquímicos
Gaseificação: É um processo de conversão de combustíveis sólidos em gasosos, por meio de reações termoquímicas. Pirólise: É a queima e degradação da biomassa a temperaturas de 500°C,na ausência total de oxigênio. Um exemplo de produto produzido a partir da Pirólise é o Bio-óleo.
Processos Biológicos Digestão anaeróbia: O processo de decomposição da Biomassa é feito por bactérias e na ausência de oxigênio. É muito utilizado na conversão de lixo urbano e agrícola em combustível.
Fermentação: É a conversão dos açúcares de plantas em álcool, por meio da ação de microrganismos (usualmente leveduras).
A Biomassa no Brasil A Biomassa é muito defendida no Brasil para geração de energia limpa e redução dos desgastes de recursos naturais, além de aumentar a economia e a geração de empregos. Atualmente cerca de 30% das necessidades energéticas são supridas pela biomassa sob