Biomassa
Definição: Do ponto de vista energético, a biomassa abrange os resíduos recentes de seres vivos decompostos, que, em um processo como, por exemplo, a queima, permite a produção de energia.
Impactos ambientais e pontos negativos: Contaminação do solo e de lençóis freáticos, extinção da fauna e flora, com extinção das espécies. Por outro lado, a alta produção para fins energéticos pode comprometer o uso da matéria-prima para biomassa em outros setores, como o alimentício e de combustíveis.
Entre as matérias primas da biomassa, pode-se destacar:
Bagaço de cana
Lenha
Folhas
Papéis já utilizados
Caixa de papelão
Capim
Pó de serra
Casca de arroz
Obtenção da energia: Através do processo de queima, onde algumas matérias-primas liberam o dióxido de carbono. Existem várias rotas tecnológicas para obtenção da energia elétrica a partir da biomassa. Todas preveem a conversão da matéria-prima em um produto intermediário que será utilizado em uma máquina motriz. Essa máquina produzirá a energia mecânica que acionará o gerador de energia elétrica.
Entre os países produtores de biomassa, se sobressaem:
Brasil
China
Etiópia
Suécia
Inglaterra
Alguns exemplos de produtos derivados da biomassa são:
Bio-óleo: líquido negro obtido por meio do processo de pirólise cujas destinações principais são aquecimento e geração de energia elétrica.
Biogás: metano obtido juntamente com dióxido de carbono por meio da decomposição de materiais como