biomassa
Essa fonte energética é renovável, pois a sua decomposição libera CO2 na atmosfera, que, durante seu ciclo, é transformado em hidratos de carbono, através da fotossíntese realizada pelas plantas. Nesse sentido, a utilização da biomassa, desde que controlada, não agride o meio ambiente, visto que a composição da atmosfera não é alterada de forma significativa.
Entre as principais vantagens da biomassa estão:
- Baixo custo de operação;
- Facilidade de armazenamento e transporte;
- Proporciona o reaproveitamento dos resíduos;
- Alta eficiência energética;
- É uma fonte energética renovável e limpa;
- Emite menos gases poluentes.
Porém, o seu uso sem o devido planejamento pode ocasionar a formação de grandes áreas desmatadas pelo corte incontrolado de árvores, perda dos nutrientes do solo, erosões e emissão excessiva de gases.
A utilização da energia da biomassa é de fundamental importância no desenvolvimento de novas alternativas energéticas. Sua matéria-prima já é empregada na fabricação de vários biocombustíveis, como, por exemplo, o bio-óleo, BTL, biodiesel, biogás, etc.
Uso de esterco para a produção de energia, a partir da construção de um biodigestor
O uso do esterco bovino como biofertilizante pode impedir que se dê a contaminação dos lençóis freáticos e das áreas de mananciais, entretanto esta prática apresenta alguns fatores restritivos. Assim, a utilização do esterco bovino puro, sem passagem por reação anaeróbica, não pode ultrapassar o limite máximo de absorção do solo da propriedade rural. Por outro lado, a racionalização da ração animal aumenta os custos da criação, pois envolve a contratação de um nutricionista.
Apesar disso, a