Biomassa
A biomassa é utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico produzida e acumulada em um ecossistema, porém nem toda a produção primária passa a incrementar a biomassa vegetal do ecossistema. Parte dessa energia acumulada é empregada pelo ecossistema para sua própria manutenção. A queima de biomassa provoca a liberação de dióxido de carbono na atmosfera, mas como este composto havia sido previamente absorvido pelas plantas que deram origem ao combustível, o balanço de emissões de CO2 é nulo, se baseando no ciclo do Carbono.
O Brasil, por possuir condições naturais e geográficas favoráveis à produção de biomassa, pode assumir posição de destaque no cenário mundial na produção e no uso como recurso energético. Por sua situação geográfica, o país recebe intensa radiação solar ao longo do ano - o que é a fonte de energia fundamental para a produção de biomassa, quer seja para alimentação ou para fins agroindustriais. Outro aspecto importante é que possuímos grande quantidade de terra agricultável, com boas características de solo e condições climáticas favoráveis. No entanto, é necessária a conjugação de esforços no sentido de que esta produção ou o seu incremento seja feito de maneira sustentável, tanto do ponto de vista ambiental quanto social.
Exemplos de biomassa : Lenha, cana-de-açúcar, serragem, papel, galhos e folha, embalagens de papelão, casca de arroz, lodo de ETE(proveniente dos esgotos)
Produtos derivados da biomassa que podem ser usados para a queima e geração de energia:Bio-óleo,Biogás, Biomass-to-Liquids, Etanol celulósico, Bioetanol, Biodiesel, Óleo vegetal, Carvão vegetal,Turfa.
A biomassa sólida tem como fonte os produtos e resíduos da agricultura (incluindo substâncias