Biomas
Aline de Oliveira Santos RA: 1358480
BIOMAS - CAATINGA
Bioma é um conjunto de diferentes ecossistemas (seres vivos) de uma área, que possuem certo nível de homogeneidade. É na biosfera que se encontram os biomas, associações relativamente homogêneas de plantas, animais e outros seres vivos com equilíbrio entre si e com o meio físico.
Apresentam tipos físicos semelhantes de vegetação e estão estreitamente relacionados ás faixas de latitude. Constituem três grupos de seres, aqueles que produzem; os vegetais, aqueles que consomem; os animais e os decompositores; fungos e bactérias.
Vem do termo Bios – vida e Oma – massa ou grupo. No Brasil existem seis tipos diferentes e ocupa uma área de 884.453 km quadrados:
► Cerrado: ocupando cerca de 24% do país (centro oeste);
► Pantanal: aproximadamente 2% do país (centro oeste);
► Amazónia: ocupando cerca de 50% do país (noroeste);
► Mata Atlântica: ocupando cerca de 13% do pais (sul e sudeste);
► Pampa: aproximadamente 2% do país (sul) e
► Caatinga: presente em 10% do país (nordeste).
A Caatinga é um tipo de bioma típico do clima semiárido quente com baixa umidade, com chuvas escassas no inverno. Quando se ouve falar em caatinga imaginamos um ambiente árido com grandes árvores com folhas secas ou quase sem, esbranquiçadas durante o período de secas e realmente é assim que a vegetação se apresenta em uma boa parte do ano. Ocupam em média 10% do território nacional englobando os estados da Bahia, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, parte norte de Minas Gerais, em época de chuvas a caatinga muda seu aspecto, sua paisagem se torna verde e as flores aparecem. Sua vegetação é composta por plantas xerófitas por espécies que acabaram desenvolvendo mecanismos para sobreviverem em ambiente com pouco ou nenhuma chuva e baixa umidade. No bioma são comuns árvores baixas e arbustos. Espinhos estão presentes em muitas espécies