Biomas
A natureza no Brasil tem sido agredida desde o início de sua colonização. A faixa litorânea foi a primeira a ser atingida. A mata Atlântica teve maisde 90% de sua área original derrubada para o estabelecimento de cidades, da atividade agropecuária e, posteriormente, do parque industrial brasileiro. Mangues e vegetação de praias e dunas tambémforam muito afetados. Construção de portos e de casas de veraneio, exploração turística, extração de sal e pesca predatória foram atividades que completaram o estrago causado pelo homem em ecossistemaslitorâneos.
À medida que a ocupação do território nacional se expandiu para o interior, outros ecossistemas tiveram seu equilíbrio geológico rompido pelas atividades que aí então sedesenvolveram, como a mineração em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso e a criação de gado do sertão nordestino, no Sul e mais tarde no Centro-Oeste.
Nas décadas de 1950 a 1970, a construção de Brasília, derodovias e de usinas hidrelétricas e a instalação de projetos agropecuários e de mineração causaram fortes impactos ambientais nas regiões Norte e Centro-Oeste.
As grandes cidades brasileiras têmsofrido muito com a degradação do ar atmosférico, dos mananciais e dos solos. De modo geral, estes problemas estão ligados às desigualdades sociais existentes nesses centros urbanos. Acesso à moradia,à coleta e tratamento de lixo e ao saneamento básico são os principais indicadores dessas desigualdades, ao mesmo tempo em que funcionam como elementos agravadores dos impactos ambientais urbanos.Impactos Ambientais na Amazônia
Atualmente o desmatamento é o principal responsável pela avançada destruição desse bioma, onde as queimadas preparam os terrenos para os grandes projetosagropecuários.
Desde a década de 1940, a região tem sido alvo de projetos agropecuários incentivados pelo governo. Na década de 1970, houve uma intensificação desses