biomas
Biomas (bio = vida, oma = proliferação) são grandes formações vegetais encontradas nos diferentes continentes que agregam diversos tipos de ecossistemas compondo diversas florestas e desertos, sendo dividido por grandes comunidades de diferentes características. A classificação dos biomas é das seguintes ligações: clima, relevo e vegetação. Os grandes biomas são: Tundra, Temperada, Chaparral, Taiga, Desertos, e Savana.
Tundra é um bioma que recebe pouca energia solar e pouca precipitação, apresentando um aspecto úmido e encharcado. Ocorre geralmente sob forma de neve e o solo permanece a maior parte do ano gelado, impedindo o crescimento de árvores. Sua vegetação é composta por arbustos, ciperáceas, gramíneas, musgos e líquens. Os animais que utilizam a tundra somente no verão são: aves e mamíferos, já aqueles que persistem no inverno por terem pelo espesso, camadas de gorduras sob a pele e hibernação, são os lobos árticos e ursos polares.
A floresta temperada é uma floresta tropical que apresenta um período de forte seca, e leva como sua forte característica a queda de mais de 70 % de folhas das árvores no período sem chuva. O clima é temperado com médias anuais moderadas e caracteriza-se pela ocorrência de quatro estações bem definidas com os dias de invernos curtos e baixas temperaturas. Os solos são geralmente abundantes em matéria orgânica, com uma grande riqueza de ervas e musgos que crescem durante a primavera enquanto as árvores ainda estão sem folhas. Diversos animais fazem parte deste bioma como ursos, raposas e veados. Grande parte dos animais migra no outono-inverno e os que permanecem possuem adaptações que lhes permitem sobreviver em baixas temperaturas, como os que hibernam ou os que armazenam comida, como os esquilos, para ser usada durante o inverno.
Chaparral é mais por bosques e arbustos, sendo uma espécie de matagal. Sua principal característica é o clima mediterrânio com invernos amenos e chuvosos, verões