Digital Forense - df
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 2010 – FACULDADE DE COMPUTAÇÃO E
ENGENHARIA ELETRICA – FACEEL.
ALUNAS: STEPHANI CRISTNI NETO NASCIMENTO.
Digital Forensics: Últimas Desafios e Resposta
1. Introdução
Com o aumento exponencial na utilização de computadores e redes, DF (Digital
Forensics)tem emergido como uma ciência forense importante para rastrear atividades o malicioso ou indesejado (cujos traços são mais frequentemente encontrados em digital fonte) e identificar os culpados.
Para garantir que os resultados são admissíveis em um tribunal de justiça, DF como outras ciências forenses, é necessário seguir o princípio básico da utilização de tecnologia sofisticada, juntamente com procedimentos autenticado e bem estabelecidos.
Conforme Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST), os resultados do DF devem ser repetíveis (geração de mesmos resultados mesma pessoa usando mesmas ferramentas e métodos sobre itens semelhantes em o mesmo laboratório), bem como reprodutível (geração de mesmos resultados usando mesmo método, mas por outra pessoa em um laboratório diferente utilizando ferramentas diferentes) para ser considerada admissível em um tribunal de justiça como uma evidência.
DF está se tornando mais desafios devido a:
Crescimento do tamanho de armazenamento.
Aumento da variedade de sistemas operacionais, formatos de arquivos e interfaces,
Aumento do uso de criptografia, dispositivos de rede e recurso de nuvens.
Malwares utilizando recursos voláteis para residir e execução.
Desafios legais.
Para negar o acesso dos atores maliciosos para conhecimento do DF, treinamentos profissionais no DF são geralmente limitado ao pessoal das agências de aplicação da lei
e as empresas registradas que lidam com DF. No entanto, devido à disponibilidade de materiais e ferramentas relacionada com DF na internet, a consciência entre os atores mal-intencionados também