Digital Forensics - Resumo - Rodrigo Albuquerque
Rodrigo Silva Albuquerque1
1
Faculdade de Computação e Engenharia Elétrica – FACEEL
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)
Caixa Postal 101 – 68507-590 – Marabá – PA – Brasil
{rodrigo_tioficial}@hotmail.com
1.
Resumo
A Forense Digital (DF) ou investigação digital é uma ciência de adquirir,
analisar, extrair, interpretar e produzir evidências de uma fonte digital em casos civis, criminais ou corporativas de natureza administrativa. Com o aumento exponencial na utilização de computadores em redes, a DF tem emergido como uma importante alternativa da ciência investigativa para rastrear pessoas más intencionadas ou atividades indesejadas (cujos traços são mais frequentemente encontrados em fontes digitais) e identificar os culpados.
Portanto, Forense Digital é o processo de descoberta e interpretação de dados eletrônicos para uso em um tribunal de direito. O objetivo do processo é preservar qualquer evidência na sua forma mais original durante a realização de uma investigação estruturada através da recolha, identificação e validação da informação digital com o objetivo de reconstruir eventos passados.
Após se ter indícios ou a confirmação de que o sistema foi invadido, a investigação forense digital entra em cena para descobrir e interpretar as evidências da invasão, correlacionado-as, para apresentar o que aconteceu, como aconteceu, quem fez e o porquê. Com os resultados obtidos na investigação forense digital, os investigadores podem levar as evidências a um tribunal, por exemplo, para que os responsáveis pela ação sejam punidos.
Forense Digital é um campo novo e crescente na área de investigação de crimes tecnológicos. Coleta de evidências digitais é um processo altamente disciplinado, onde repetibilidade e precisão são fundamentais para que a prova seja admissível em tribunal.
Em comparação com a Ciência Forense tradicional, a Forense Digital envolve