Economia
Campos dos Goytacazes
Maio-12
INTRODUÇÃO
Portugal é um país acolhedor, com paisagens deslumbrantes e uma gastronomia única. Conhecido como país de descobridores, o papel de Portugal foi muito importante. Foramos pioneiros pois além de terem homens com experiência em navegar, também tinham as melhores embarcações, as Naus e Caravelas, ideais para longos percursos. Isso aliado à costa extensa e a estar na entrada da Europa, levou a que fossem os primeiros a começar a descobrir o mundo novo.
Portugal tem uma população de cerca de 10,647 milhões de habitantes. Os maiores índices de densidade populacional registram-se em Lisboa, a capital do país, e nos seus arredores, onde vivem cerca 1.9 milhões de pessoas. A segunda maior cidade de Portugal é o Porto, localizado no norte do país. De um modo geral as localidades junto ao litoral têm maior ocupação humana do que o interior do país.
Com uma fronteira tão extensa para o mar, não admira que tenham grande quantidade de desembarques e embarques. Por isso é um país muito aberto ao mundo e à comunicação. Formado por gente de variadas origens: Fenícios, Gregos, Cartagineses, Romanos (que nos deixaram a língua falada no país), povos nórdicos e povos da Mauritânia. Apesar de tantas misturas, o País é dos mais antigos da Europa.
Breve Histórico
Após ocupações e batalhas entre inúmeros povos, nomeadamente os Romanos, Bárbaros, Muçulmanos, entre muitos outros, surgiu em 1125 um jovem com apenas 14 anos de idade, que se forma cavaleiro e guerreiro independente. Esse jovem chamava-se Afonso Henriques.
Em 1128, após ter vencido a Batalha de São Mamede (em Guimarães), Afonso Henriques declara o Condado Portucalense como independente.
Com o passar do tempo Portugal travou batalhas contra a atual Espanha e contra os Muçulmanos. Em 1139 venceu os Mouros na