Programador
Lato Sensu em Perícia Digital
PERÍCIA DIGITAL EM DISPOSITIVOS MÓVEIS.
Brasília – DF
2012
Autores: Fernando Athaide Nóbrega Filho
Gabriel Alexandre de Freitas Silva
Hermes Geraldo Soares
Jullyano Lino da Silva
Professor: Américo Munhoz
FERNANDO ATHAYDEGABRIEL SILVAHERMES GERALDO SOARESJULLYANO LINOPERÍCIA DIGITAL EM DISPOSITIVOS MÓVEIS
Artigo apresentado ao curso de pós-graduação Lato Sensu em Perícia Digital da Universidade Católica de Brasília, como requisito parcial para conclusão da disciplina de Sistemas Operacionais.
Professor: Américo Munhoz
Brasília2012
PERÍCIA DIGITAL EM DISPOSITIVOS MÓVEIS
FERNANDO ATHAYDE
GABRIEL SILVAHERMES GERALDO SOARESJULLYANO LINO
Resumo:
Diante da proliferação da utilização de dispositivos digitais de pequena escala, como telefones celulares, PDAs, Smartphones dentre outros, técnicas e ferramentas de análise de tais dispositivos móveis têm constituído um campo em franco crescimento na computação forense. Dispositivos móveis são fundamentalmente uma rica fonte de dados como fotografias, e-mails (leia-se texto e anexos), geolocalização, lista de contatos, SMS, registros de ligações, nomes de usuários e senhas, informações de pontos de acesso Wi-Fi e eventos de calendários pessoais ou até corporativos. O propósito deste artigo é abordar conceitos básicos de forense digital em dispositivos móveis, com destaque especial à Smartphones, sem a intenção de esgotá-los ou apresentar procedimentos de como extrair e analisar dados coletados em uma perícia.
Palavras-chave: Dispositivos Móveis, Perícia.
1 INTRODUÇÃO
A Computação Forense é um campo de pesquisa relativamente novo no mundo e tem se desenvolvido rapidamente no século XXI principalmente pela necessidade de as instituições legais atuarem no combate aos crimes de caráter eletrônico ou ainda de instituições vítimas buscarem dados periciais para defenderem-se de possíveis crimes em meio eletrônico (MELLO,