biomas
VALDA HELENA BASSO
biomas e sua importância no meio ambiente
Uberaba/MG
2014
biomas e sua importância no meio ambiente
Trabalho apresentado ao curso superior de tecnologia em gestão ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Ecologia; Biodiversidade e Áreas Protegidas; Legislação e Direito Ambiental; Ciências Ambientais; Metodologia Cientifica; Seminário Interdiciplinar.
Profs. Luciana Andréa Pires; Tiago Garbin; Jossan Betistute; Cristina Célia Krawulski; Rodrigo Trigueiro; Wilson Sanches.
Uberaba/MG
2014
CERRADO COMO BIOMA DA REGIÃO SUDESTE
Um bioma é um conjunto de tipos de vegetação que abrange grandes áreas contínuas, em escala regional, com flora e fauna similares, definida pelas condições físicas predominantes nas regiões. Esses aspectos climáticos, geográficos e litológicos (das rochas), por exemplo, fazem com que um bioma seja dotado de uma diversidade biológica singular, própria.
As diferentes paisagens, ecossistemas, climas e proximidade de biomas tão distintos quanto os da Mata Atlântica, da Caatinga, do Pantanal e da Amazônia favoreceram o desenvolvimento de fauna e flora marcadas pela grande variedade de animais e plantas (gramíneas, arbustos e árvores) no Cerrado.
O cerrado típico possui árvores baixas de troncos tortuosos e galhos retorcidos, de até 20 metros, folhas espessas e casco grosso, e se encontram esparsas em meio a arbustos e um tapete de gramíneas. Profundas, as raízes das árvores atingem de 15 a 20 metros, condição que lhes permite absorver água do lençol freático e sobreviver na estação quente e seca, quando o capim nativo parece palha, favorecendo incêndios.
Mas nem toda a vegetação do bioma é representada pelo cerrado típico. Há, ainda, as formações do cerradão e dos campos cerrados, sujo e limpo, compostos,