Biomas
Clima semiárido; precipitação anual entre 300 e 800 mm; Chuvas irregulares; solo, raso e pedregoso, é composto por vários tipos diferentes de rochas (impróprio para plantio).
A vegetação é totalmente adaptada ao clima da região. Possui espécies xerófitas (formação seca e espinhosa resistente ao fogo e praticamente sem folhas) e caducifólias (que perdem as folhas em determinada época do ano) totalmente adaptadas ao clima seco com predominância de cactáceas e bromeliáceas.
Localiza-se no nordeste brasileiro, ocupa uma área de aproximadamente 740.000km².
Subequatorial
Arara-azul; sapo-cururu e veado-catingueiro.
Floresta das araucárias
Clima subtropical com invernos rigorosos e verões quentes, e as temperaturas variam entre 30°C e 0°C; grande quantidade de húmus no solo (solo considerado fértil); índices pluviométricos regulares.
Vegetação predominante de coníferas; arvores que podem atingir de 25 a 50 m de altura e 2 m de diâmetro. No Brasil, esse bioma encontra-se na região sul (de clima subtropical úmido).
Subtropical
Macaco-prego, mico-leão-dourado e preguiça de coleira.
Floresta Amazônica
a)Bioma: Floresta Tropical. é uma floresta autofágica, o solo é fragil, porém a decomposição e a absorção dos nutrientes são rápidos e eficientes.
b)Fatores abióticos:
Solo pouco fértil, poucos nutrientes; solo vuneravél ao desmatamento. (Baixa altitude e muita umidade); alto volume de água; muita produção de compostos quimicos (CO2, H2O, NH3...); média de temperaturas acima dos 25°C
c)Vegetação: Floresta densa, alta variedade de vegetação. Pode ser dividida em três partes: Floresta Montanhosa Andina, Floresta dos planaltos e planicies e Florestas Fluviais Alagadas.
A floresta de terra firme, que não difere muito da floresta andina exceto pela menor densidade, apresenta um solo extremamente pobre em nutrientes, o que forçou uma adaptação das raízes das plantas que, através de uma associação simbiótica com alguns tipos de fungos passaram a