quimica
Aprender a utilizar o bico de Bunsen e aprender técnicas de aquecimento em laboratório.
Introdução
Foi apresentado todo material que seria usado na pratica desse laboratório. Passada todas as normas de segurança
1º Parágrafo
Experimento dado em aula
Geralmente o aquecimento em laboratório é feito utilizando-se queimadores de gases combustíveis, normalmente G.L.P (butano e propano), sendo o mais simples deles o bico de Bunsen. Após verificar se a torneira de gás estava fechada, fechou-se a janela de admissão de ar, abriu-se totalmente a torneira de gás da bancada. Lentamente abriu-se a torneira de gás do bico de Bunsen e o acendeu. Observou-se uma chama amarela devido à combustão incompleta do gás. Está chama é “fria” e inadequada ao uso porque a mistura e pouco oxidante. Para que uma chama mais “quente” seja obtida, ajustou-se a janela de admissão do gás para que houvesse entrada de ar suficiente para obter-se combustão completa do gás e uma chama azul estável e ajustou-se a altura da chama.
Ao colocar um palito de fósforo da zona oxidante da chama observou-se que a inflamação do palito foi rápida e ao colocá-lo na zona redutora sua inflamação foi mais lenta. Isso ocorre devido à diferença de temperatura entre a zona oxidante e a zona redutora.
2º Parágrafo
Aquecimento de líquidos no copo de béquer.
Após limpeza das vidrarias a serem utilizadas, pipetou-se 100 mL de água e depositou-se no copo de béquer, montou-se o tripé de ferro com a tela de amianto, para distribuir uniformemente o calor, e colocou-se o béquer. Observou-se a ebulição da água que ocorreu a 96° C, valor diagnosticado com a ajuda de um termômetro, tomando cuidado para que o mesmo não tocasse o fundo e laterais do béquer, pois a temperatura nesses locais são maiores do que no centro do copo. O valor de 100ºC para ebulição da água só é encontrado quando estamos no mesmo nível do mar.
3º Parágrafo
Colocou-se no tubo de ensaio 4 mL de água que foram medidos com