Biomas
Regiões da terra com latitudes coincidentes, em que prevalecem condições climáticas parecidas, geralmente tem formações vegetais com aparências semelhantes, apesar de constituídas por espécies diferentes. Já o termo bioma é mais abrangente do que formação vegetal, pois é uma área do espaço geográfico caracterizada por um conjunto de ecossistemas terrestres com vegetação, solo e fisionomia típicos, no qual predomina um certo tipo de clima.
Tundra O bioma denominado tundra situa-se nas regiões próximas as polo Ártico, no norte do Canadá, da Europa e da Ásia. Esses locais são cobertos por neve durante quase todo ano, exceto nos três meses de verão, quando a temperatura alcança no máximo 10ºC, mesmo assim apenas alguns centímetros abaixo do solo são derretidos dificultando a drenagem de agua e dando origem a vastos pântanos.
Embora não falte agua na tundra, as plantas não conseguem absorve-las com eficiência porque a temperatura é muito baixa. Apesar de estarem em solo encharcado os vegetais sofrem com a falta de agua, o que é chamado de seca fisiológica. A fauna da tundra reúne mamíferos como renas, caribu e boi almiscarado, estes possuem pelagens densas e por isso podem sobreviver as baixas temperaturas, sobrevivem comendo apenas liquens. As aves da tundra, são em maioria aquáticas e migram para regiões mais quentes durante o inverno. Há também espécies de insetos que hibernam no inverno como forma de sobrevivência.
Taiga
O bioma taiga situa-se no Hemisfério Norte. O clima do bioma é frio, com invernos quase tão rigorosos quanto os da tundra, mas a situação quente é mais longa e amena. A taiga também é conhecida como florestas das coníferas, pois é constituída por gimnospermas, como pinheiros e também musgos e liquens. As coníferas possuem folhas estreitas e afiadas para resistir as baixas temperaturas.
Floresta Temperada
O bioma floresta temperada é típico da américa do Norte e da Europa, mas