Relatório modelo
Na primeira etapa, a solução original contém os íons Ag+ , Hg
2+ e Pb2+, após ser tratada com solução de HCl produziu um precipitado de cor branca, constituído dos
Pb(NO3)2(aq) + 2HCl(aq) PbCl2(s) + 2 HNO3(aq)
Hg2(NO3)2(aq) + 2HCl(aq) Hg2Cl2(s) + 2HNO3(aq)
AgNO3(aq) + 2HCl(aq) AgCl(s) + HNO3(aq) cloretos correspondentes, AgCl, Hg2Cl2, PbCl2:
Os cloretos são geralmente solúveis, logo, a adição de ácido clorídrico à mistura de sais só provoca a precipitação de alguns cloretos, como os do grupo I. O cloreto de prata e o de mercúrio têm Kps tão pequeno que mesmo em baixas concentrações de
AgCl, Hg2Cl2, PbCl2
AgCl, Hg2Cl2 Pb2+
PbCrO
4 Hg0 +
HgNH2Cl
AgCl cloretos precipita. O cloreto de chumbo I que é pouco solúvel precipita também se a concentração do íon cloreto for suficientemente alta. Os íons hidrônio,fornecido pelo ácido, e o nitrato não desempenham papel algum nesta etapa, são íons espectadores; eles só acompanham os íons cloretos.
Na segunda e terceira etapa, como PbCl2 é ligeiramente solúvel, a lavagem do precipitado com água quente dissolve o cloreto de chumbo I, e a solução pode ser separada do precipitado. Em seguida a adição de cromato de potássio à solução fez com que o chumbo I produzisse um precipitado de cor amarela na forma de cromato de chumbo I:
Pb2+ (aq) + CrO4
2- (aq) PbCrO4(s) ppt amarelo forte
Na quarta e quinta etapa, os cloretos de prata e mercúrio permanecem precipitados. A adição de NH4OH à mistura sólida dissolve o precipitado de prata na forma do íon complexo Ag(NH3)2Cl, denominado cloreto argentum de amino, que é solúvel.
AgCl(s) + 2 NH4OH(aq) Ag(NH3)2Cl(aq) + H2O(l) complexo solúvel
O mercúrio I reage com o NH4OH para formar um sólido acinzentado que contém íon mercúrio I precipitado com HgNH2Cl branco, e o metal mercúrio, preto:
Hg2Cl2(s) + 2NH4OH(aq) Hg + HgNH2Cl(s) + NH4Cl(aq) + 2H2O(l) metal ppt branco
Na última etapa, tem-se o Hg22+ que precipitou, e a prata