Biomas
As principais características da Floresta Tropical
- Biodiversidade riquíssima com grande quantidade de espécies vegetais e animais. Muitas destas espécies são ainda desconhecidas do ser humano.
- Solo com cobertura de húmus (de 30 a 50 cm), proveniente da decomposição de folhas, frutos, fezes e cadáveres de animais mortos.
- Grande presença de sombra, pois as árvores encontram-se muito próximas umas das outras. Estas árvores possuem, em média, de 30 a 50 metros de altura.
- Umidade elevada em função do alto índice pluviométrico (média de 1300 mm de chuvas por ano);
- Calor quase o ano todo, com temperaturas médias anuais de 20° C.
Flora:
Uma grande variedade de palmeiras, cicadáceas, e samambaias, algumas das quais com 20 m ou mais de altura, crescem abaixo da folhagem. Pouca luz alcança o chão da floresta. Não há quase acúmulo de folhas, ao contrário do que ocorre nas florestas do hemisfério norte, pois, a decomposição é muito rápida. Qualquer coisa que toque o solo desaparece, é trasportada, consumida e decomposta rapidamente.
Fauna:
Uma variedade de insetos, aves e outros animais ocupa os topos das árvores, com eles as trepadeiras e as epífitas, isso constitui a parte mais abundante e diversificada da floresta tropical.
Os mamíferos tem por característica aparecer em ambiente noturno ou habitam as árvores, como macacos e esquilos. Algumas espécies de répteis e anfíbios tem características arborícolas (habitam as árvores). No solo também vivem anfíbios, répteis, mamíferos herbíviros e mamíferos carnívoros (onças, gatos-do-mato etc.).
Caatinga:
As principais características da Caatinga:
- forte presença de arbustos com galhos retorcidos e com raízes profundas;
- presença de cactos e bromélias;
- os arbustos costumam perder, quase que totalmente, as folhas em épocas de seca (propriedade usada para evitar a perda de água por evaporação);
- as folhas deste tipo de vegetação são de tamanho pequeno
Flora:
As plantas