BIOLOGIA
Reprodução assexuada: Nos mecanismos reprodutivos assexuados, os organismos geram descendentes por meio de divisão celulares (mitose) e a participação de apenas um indivíduo.
Mitose:
Reprodução sexuada: Na reprodução sexuada, verifica-se a mistura de material genético, esse mecanismo ocorre com a participação de gametas.
Gametogênese (produção de gametas);
Acasalamento (união sexual);
Fecundação (usam dos gametas);
Seres monoicos (hermafroditas) Os organismos monoicos apresentam estruturas sexuais masculinas e femininas no mesmo corpo.
Seres dioicos (unissexuados) São organismos que apresentam sexos separados e, nesse caso, o indivíduo apresenta gônadas masculinas ou femininas.
Tipos de fecundação
Autofecundação Ocorre quando o gameta masculino fecunda o gameta feminino no próprio indivíduo que os produziu.
Fecundação cruzada É aquela que possibilita a maior mistura de genes, pois necessita de dois parceiros sexuais. E possibilita o aumento da variação genética e sucesso evolutivo das espécies.
A fecundação pode ser classificada em:
Fecundação externa: Quando a união dos gametas acontece fora do organismo, ou seja, no ambiente. Nesse caso o processo, em geral, se dá na água e existe a necessidade de um grande número de gametas para garantir sua ocorrência.
Fecundação Interna: Quando a fecundação ocorre dentro do organismo, no interior de órgãos sexuais, não existe a necessidade da produção de um grande número de gametas.
Segmentação: Cada ovo é classificado de acorde com a quantidade e distribuição de vitelo, que é material nutritivo.
Gratulação: É como os órgãos se formam. Ex: Arquentiro é responsável pela formação do tubo digestório do embrião. Blastoporio pode tanto formar a boca como o ânus do animal.
Organogenese: Ocorre a formação do embrião durante os primeiros meses de vida intraterna.
Os ovos de mamíferos placentários são oligolécitos pois possuem pouco vitelo distribuído.
Os ovos de anfíbios e anelídeos são heterolécitos