ASSISTENCIA AO POLITRAUMATIZADO
PACIENTE
POLITRAUMATIZADO
Enfª Rozemeire Daniel
Unidade Urgência e Emergência
Introdução:
“Doença do Século”: alto custo, alto impacto e muito fatal, em que a incidência está aumentando, ao contrário das outras causas de morte, apesar da identificação de fatores associados e potencialmente previníveis.
Hoje, a maior causa de morte no trauma é a violência interpessoal.
3º causa de morte - Principal causa nos indivíduos abaixo de 44 anos , Jovens entre 15-24 anos são responsáveis por 80% das mortes por trauma, - Maior número de anos potenciais produtivos perdidos
-20-50% das mortes ocorrem por atendimento insatisfatório: *falta de estrutura na rede
* falta de preparo profissional – principal causa.
CONCEITO:
• Politraumatismo são lesões múltiplas de diversas naturezas, determinadas por agentes mecânicos podendo comprometer diversos órgãos e sistemas, ou seja, o termo é empregado quando mais de uma região do corpo sofre lesões concomitantes intencional ou acidentalmente (FORTES et al. 1986; KNOBEL et al.,
1999).
Nos politraumatismos a mortalidade é classificada em três níveis subseqüentes: 1-imediata,
2-precoce,
3- tardia.
1-Imediata:
As mortes são relativas às que acontecem logo após o acidente devido a lesões cerebrais graves, traumatismos cervicais e lesões em grandes vasos ou coração.
2- Precoce:
Refere as mortes ocorridas dentro de duas horas após o trauma, causadas por traumatismos cranioencefálico, torácico, abdominal e hemorragia; 3-Tardia:
Relacionam à ocorrência de septicemia e falência múltiplas dos órgãos, podendo também estar ligada ao traumatismo cranioenfálico.
Abordagem inicial na estabilização do politraumatizado: O atendimento ao politraumatizado deve ser realizado em unidades de urgência e emergência levando em conta:
1. materiais,
2. instalações,
3. banco de sangue.
Abordagem das Vias Aéreas
1- Avaliação Primária
Exame Físico:
Visão/ Audição/ tato/ mecanismo do Trauma.
2-Permeabilização das Vias Aéreas
Atenção com