biologia
Os micro-organismos são vitais para o meio ambiente e consequentemente para a vida humana.
Dentre outros, eles participam do ciclo do carbono e do ciclo do nitrogênio, e cumprem importantes papéis em praticamente todos os ecossistemas, como por exemplo a reciclagem de restos mortais de outros organismos através de decomposição.
Estes seres também atuam como simbiontes em organismos multicelulares (como em seres humanos).
Micro-organismos são usados no preparo de alimentos, no tratamento de água, na produção de energia, e até mesmo na guerra!
No passado, bactérias liberaram oxigênio para nossa atmosfera através de fotossíntese, e com o aumento da concentração desse gás foi possível a diversificação dos seres vivos.
Base da cadeia alimentar dos mares
Porém os microorganismos não desapareceram da face da Terra, muito pelo contrário, foram, sim, evoluindo até as mais diversas formas conhecidas hoje (e muitas ainda desconhecidas). Seu papel como seres fotossintetizantes é vital para a produção de oxigênio. O fitoplâncton (organismos aquáticos microscópicos fotossintetizantes) que englobam principalmente algas são responsáveis por grande parte da produção de oxigênio. Grandes acidentes marinhos, como derramamentos de óleo de navios, têm um impacto muito grande neste grupo de organismos, e conseqüentemente na produção de oxigênio.O plâncton, que engloba o fitoplâncton e o zooplâncton (organismos aquáticos microscópicos não-fotossintetizantes), é a base da cadeia alimentar nos sistemas aquáticos. Estes microorganismos, algas, bactérias, protozoários e também minúsculos crustáceos e outros invertebrados servem de fonte de energia para outros organismos superiores.
Microorganismo no combate a poluição
Outro papel importantíssimo dos microorganismos, principalmente as bactérias e os fungos, é a sua ação como decompositores. Eles são responsáveis pela reintrodução da matéria orgânica à cadeia alimentar. Através da transformação