Biologia e diversidade dos protistas
Ciências biológicas – EAD
Aluna:
Biologia e Diversidade de protozoários e algas.
1) Sobre as estruturas locomotoras cílios e flagelos responda:
a. Qual a diferença entre cílios e flagelos?
R: Os cílios são estruturas filamentosas mais curtas e apresentam-se em maior número, já os flagelos são estruturas filamentosas em forma de chicote, os flagelos apresentam-se em menor quantidade geralmente um ou dois, mas algumas espécies de protozoários chegam a ter dezenas deles.
A B [pic] [pic]
A figura ‘A’ representa o Paramecium, um protozoário do Filo Ciliophora. A figura ‘B’ representa um Trichomonas vaginalis, protozoário flagelado causador da tricomoníase.
b. Qual a proteína motora envolvida no movimento de cílios e flagelos, este movimento é ativo ou passivo?
R. A proteína motora envolvida no movimento dos cílios e flagelos é a dineína, que proporciona o movimento ativo dos protozoários.
c. Qual a hipótese mais aceita para a movimentação de cílios e flagelos?
R. A hipótese mais aceita para a movimentação de cílios e flagelos é a do deslizamento entre microtúbulos,. O movimento é mantido pela energia liberada das ligações químicas de ATP. Dois pequenos braços de dineína situam-se ao lado de cada um dos pares de tubos periféricos, no interior do axonema. Neste braço há adenosina trifosfatase (ATPase) que quebra a molécula de ATP. Quando a energia de ligação do ATP é liberada, os braços “caminham” ao longo de um dos filamentos do par adjacente, de forma que este deslize em relação ao outro filamento do par. A resistência que causa a flexão do axonema é dada por “traves” que ligam os pares adjacentes as fibrilas centrais. O flagelo propaga a célula para frente através de uma onda que vai da célula a ponta do flagelo, logo os cílios não movimentam-se simultaneamente, mas em seqüência em cada fileira longitudinal. Cada cílio da um golpe efetivo e outro de recuperação. No golpe efetivo ele estende-se rigidamente e