Classificação dos seres vivos
Prof. Paulo do Nascimento
CURSO: Integrado –
Médio/Manutenção e suporte em
Informática
TURMAS: I3A e I3B - 2014
TAXONOMIA E SISTEMÁTICA
A SISTEMÁTICA é uma ciência que inventaria e descreve a biodiversidade e compreende as relações filogenéticas entre os organismos.
Inclui a TAXONOMIA (descreve e classifica as espécies novas) e a FILOGENIA (relações evolutivas entre os organismos).
Sistematas são cientistas que classificam as espécies em outros táxons a fim de definir o modo como eles se relacionam evolutivamente.
TAXONOMIA E SISTEMÁTICA
Para Judd et al. (2009), p. 3, “...sistemática é o estudo da diversidade biológica que existe hoje na Terra e da sua história evolutiva”.
Agrupa os seres vivos dentro de determinado sistema, considerando suas características morfológicas internas e externas e suas relações filogenéticas.
TAXONOMIA E SISTEMÁTICA
A sistemática também inclui a
INDENTIFICAÇÃO, que é a determinação de um táxon como idêntico ou semelhante a outro já conhecido.
A NOMENCLATURA usa corretamente os nomes dos seres vivos.
A NOMENCLATURA respeita princípios, regras e recomendações aprovadas em congressos internacionais de botânica e zoologia, publicadas em um texto oficial.
SISTEMAS DE CLASSIFICAÇÃO
ARTIFICIAIS - baseiam-se em num único caráter e não nas relações de parentesco. ex.: sistema sexual de Lineu (nº e disposição dos estames das flores).
NATURAIS - baseiam-se em afinidades naturais várias características e as relações de parenteseco. FILOGENÉTICO - baseia-se na variabilidade
(genética) das espécies e suas relações de parentesco atuais e passadas (Evolução).
SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DE
LINEU
Karl von Linné (1707- 1778) –Fixista, propôs em Systema Naturae um sistema artificial de classificação dos seres vivos, ainda empregado com modificações.
A unidade básica de Classificação é a espécie. ESPÉCIE grupos de seres vivos