Trabalho De Biologia E Diversidade De Protistas
Ciências Biológicas
Trabalho de Biologia e Diversidade de Protistas
Protozoários Autotróficos
Aluna: Giseli Pereira Naves – RA 63366
1) Qual a principal contribuição dos estudos de Thomas Cavalier-Smith para o entendimento da classificação dos seres vivos?
R:
2) Quais as características que diferenciam os protistas dos demais seres vivos?
R: Formado somente por seres unicelulares e eucariontes, isto é, que possuem núcleo individualizado por uma membrana. São os protozoários e as algas unicelulares eucariontes.
3) O que são algas?
R: É um termo popular sem valor taxonômico, que reúne uma grande diversidade de organismos com forma, fisiologia e forma de reprodução muito variada.
4) Quais as principais formas de reprodução e ciclos de vida encontrados entre algas?
R: Possuem estruturas reprodutivas nuas, não apresentam camada de tecido. Apresentam reprodução sexuada e assexuada, durante o ciclo de vida dessas algas, alternam-se gerações de indivíduos haplóides que produzem gametas, e indivíduos diplóides que produzem esporos, meiose zigótica; meiose gamética; meiose espórica.
5) Qual a importância ecológica das algas?
R: O fato de serem autótrofas, faz das algas organismos de grande importância ecológica, representando a base da cadeia alimentar de oceanos e lagos. São fontes de oxigênio, usadas na culinária, fertilizantes, adubos, uso medicinal, etc.
6) O que diferencia as cianobactérias dos demais grupos de algas?
R: É o único grupo que não tem organização celular, são procariontes.
7) Qual a importância ecológica e sanitária das cianobactérias? R: Contribuem de forma importante para a diversidade de espécies tanto no fitoplâncton, quanto no perífiton e bentos. Também como produtores primários nos ambientes lênticos e no mar. A capacidade das cianobactérias de se desenvolverem em ambiente eutrofizado, faz com que sejam utilizadas como indicadoras da trofia em ambientes aquáticos. A aceleração do processo de