Seres protistas
Observação microscópia de microrganismos eucariontes
Índice
Data e identificação3
Índice4
Introdução5
Procedimento exprimental14
Discussão15
Conclusão17
Bibliografia…………………………………………………………..…………………………………18
Introdução
Ao longo de vários milhões de anos , os seres procariontes habitaram ambientes aquáticos e foram-se diversificando, sobretudo no que se refere ao seu metabolismo. Alguns desses seres unicelulares desenvolveram um processo metabólico que conduzia á libertação de oxigénio- a fotossíntese. Desta forma, há cerca de 2700 M.a, o oxigénio começou a acumular-se na atmosfera.
O surgimento do oxigénio na atmosfera teve um impacto brutal na vida dos únicos habitantes da terra( os procariontes). Este gás, muito reativo, estabelece ligações com diversas moléculas, destruindo-as ou modificando-as drasticamente. Desta forma, muitos grupos de procariontes extinguiram-se, envenenados pelo oxigénio. Contudo, alguns conseguiram sobreviver em ambientes que permaneciam anaeróbicos.
Entre os sobreviventes, contam-se indivíduos que desenvolveram a capacidade de resistires ao oxigénio. Entre eles, houve um grupo que, á semelhança das atuais mitocôndrias , era capaz de aproveitar o gás para oxidar os compostos orgânicos, obtendo assim uma grande quantidade de energia.
Apesar destas capacidades- fotossíntese e respiração-, a simplicidade ods organismos procariontes limitava os processos metabólicos que podiam ser realizados simultaneamente. Alguns grupos de procariontes evoluíram e aumentaram a sua complexidade, tendo, muito provavelmente, estado na origem dos seres unicelulares.
Ápos a formação dos seres eucariontes, a Vida na terra apresentava uma grande diversidade.Organismos capazes de produzir compostos orgânicos, utilizando energia luminosa, libertavam oxigénio para a atmosfera. Outros desenvolviam a capacidade de aproveitar esse oxigénio para degradar compostos orgânicos e obterem assim, energia necessária para as suas