biologia
Nosso trabalho é sobre os protistas, onde eles possuem cerca de 20 mil espécies, sendo um grupo muito diversificado. Os protistas são seres vivos que são unicelulares e eucariontes; e com isso possuem um núcleo individualizado, envolvido por membrana. Possuem também organelas membranosas diversas. Nesse grupo tem os protozoários e as algas unicelulares. Seus tipos de alimentação incluem ingestão, fotossíntese e absorção. Sexualidade verdadeira está presente em quase todas as divisões.
1. Protistas
Os protistas são seres vivos unicelulares onde sua célula possui núcleo organizado, ou seja, ele está separado do citoplasma pela membrana nuclear. Na antiga classificação, os protozoários eram animais unicelulares e as algas unicelulares eucariontes pertenciam ao grupo dos vegetais.
Os protozoários podem ser autótrofos, ou seja, protistas que possuem clorofila e fazem a fotossíntese; mais existem também outros protistas que são heterótrofos, ou seja, incapazes de fazer fotossíntese e que se alimentam de matéria orgânica. Protistas autótrofos constituem a maior parte do plâncton marinho e dulcícula, são os mais importantes produtores nesses ecossistemas aquáticos.
Os protistas são representados pelos protozoários e pelas algas unicelulares eucariontes. Os protistas originaram os fungos, as plantas e os animais.
2. Os Protozoários
Os protozoários são seres heterótrofos. Eles podem viver isolados ou formar colônias, e habitam os mais variados tipos de ambiente. Algumas espécies são parasitas de seres diversos, até mesmo do ser humano.
Tipos de locomoção dos protozoários
Nos protozoários existem várias espécies, e elas podem ser classificadas em vários grupos. E a locomoção é a forma que é utilizada pelos cientistas:
Sarcodíneos ou Rizópodes- eles são protozoários que se locomovem estendendo pseudópodes, expansões em sua célula que atuam como "falsos pés". Como por exemplo as amebas.
Flagelados - são os que "nadam" com auxílio de flagelos.